segunda-feira, 23 de junho de 2014

Perguntas frequentes

Pessoal, nessa postagem colocarei algumas perguntas que vemos com frequência em nosso grupo no face, vou postar algumas dessas perguntas e respostas aqui, quem sabe você se identifica de alguma forma e possa lhe ajudar. 
Postarei 3 perguntas e respostas diversas em cada post, pra não ficar muita coisa e muito confuso.
________________________________________________________________________
Pergunta: Olá pessoal fiz a minha segunda cirurgia dia 19 de novembro e iniciei o tamoxifeno de 20 mg em janeiro, esse mês minha menstruação não veio , fiz o teste de farmácia e não e gravidez. Isso e normal? Até então eu não estava sentindo nada.

R: Oi, Marcela! Quando tomei o tamoxifeno minha menstruação ficou desregulada... Mas de qualquer forma é bom checar com teus médicos, pois pode ser qualquer coisa, desde influência do tamoxifeno à anemia, ou até nada! 

R: MINHA FILHA NÃO MENSTRUA MAIS TAMBÉM O MEDICO FALOU QUE É POR CAUSA DA QUIMIO QUE ELA FEZ, E AVISOU PRA ELA CUIDAR COM GRAVIDEZ,PORQUE ACONTECE IGUAL, O TUMOR SE ALIMENTA DOS HORMONIOS,MAS CONVERSA COM TEU MEDICO QUE ELE TE EXPLICA,BOA SORTE!

R: Eu tbm não menstruo mais pois segundo a médica o tamoxifeno é um inibidor de hormonio

R: Procura checar se não tem algum tipo de cisto nos ovarios, pois com tamoxifeno é muito comum isso acontecer e causar essa irregularidade menstrual. 
________________________________________________________________________

Pergunta: Será q tem alguém no grupo q n teve o tumor desmoide novamente ? E logo q descobriu fez tratamento e q tipo? Pela experiência de vocês que já lidam com esse tumor diante primeira descoberta qual a conduta nos grandes centros agradeço o esclarecimento.

R: Olha, o meu caminho foi bem tortuoso! Eu descobri que tinha desmóide em 2002 e de lá pra cá fiz algumas tentativas de tratamento; fui operada 3 vezes, porém depois de todas elas o tumor sempre voltava e cada vez ele crescia mais rápido do que da vez anterior. Foi meu médico da última cirurgia que me mostrou que existiam outros tratamentos (na minha cabeça a única saída pra um tumor considerado benigno era a faca mesmo) e foi assim que com uma oncologista clínica eu testei o tamoxifeno, que é uma droga que inibe estrógeno (um dos hormonios que podem influenciar no crescimento desse tipo de tumor). Ele conseguiu "segurar a besta" por 3 anos, mas eu não tava muito contente com isso... Aí fui a São Paulo atrás de outras opções.
Lá me deram algumas opções de quimioterapia e quando mostrei a minha médica aqui de Recife, decidimos pelo Vincristina. Ela é uma quimio bem levinha que eu tomava semanalmente, e foi ela o santo remédio que diminuiu o meu tumor!!! Hoje ele ta quase imperceptível, tou livre por tempo indeterminado de remédios e a cada 6 meses faço exames de acompanhamento pra ver se ele está quietinho 

R: O meu filho faz quimioterapia, porque estava junto ao ciático.
________________________________________________________________________

Pergunta: Existe alguma restrição a pacientes com tumor desmoide em relação a suplemento proteico?

R: Acho melhor você se informar com seu médico. Minha filha tomou suplemento: Glutamina, quando fez radioterapia.

R: Não sei se entram na classe dos suplementos proteicos, mas li que COLÁGENO (este eu consumi razoavelmente, sem sabermos o que eu tinha, e deve ter colaborado muito...) e ESTROGÊNIO alimentam o desmoide.

Um comentário: