terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Supraclavicular...plexo braquial...onde fica? o que é isso?

Algumas pessoas nos últimos tempos estão me perguntando onde que o desmóide apareceu em mim, quando falo que foi no PLEXO BRAQUIAL ESQUERDO - SUPRACLAVICULAR, ninguém entendi muito bem, na realidade nem eu direito, apesar de escutar a 3 anos essa frase. Ai pra ficar menos técnico sempre falo ombro esquerdo, clavícula esquerda, é pratico.
Bom, porém o tumor está é nesse plexo... supra...das quantas, então hoje a postagem será falando um pouquinho disso. Quero falar sobre esses locais em nosso corpo, que a grande maioria desconhece. Vamos lá.
Primeiramente SUPRACLAVICULAR, no meu caso a esquerda.
Significado de Supraclavicular: localizado acima da clavícula; que está relacionado a clavícula.
REGIÃO SUPRACLAVICULAR EXTERNA 
Ou seja, é um nível acima da clavícula , ressalto que meu tumor apareceu nesse local anos depois de um acidente de moto que tive, e que entre os ferimentos quebrei a clavícula, mais ninguém viu, afinal, fraturar as vértebras L1 e L3 e "achatar" a L2, eram a maior preocupação na época (fará 10 anos em 28/02 agora).
Mais voltando a região supraclavicular, dei uma pesquisadinha e infelizmente tumores nessa região podem aparecer com uma certa frequência, e não apenas desmóides. Podem surgir linfonodos, que podem resultar no aparecimento de Linfoma de Hodgkin, Tumores cervicais e Sinal de Troisier, que é um linfonodos e que é um indicativo de cânceres abdominais, entre tanto outros.
PLEXO BRAQUIAL
Enfim, tumores na região SUPRACLAVICULAR é mais comum do que imaginávamos.
Seguindo com o objetivo desse post, vamos ao PLEXO BRAQUIAL, no meu caso, esquerdo novamente.
Significado de Plexo Braquial: é um conjunto de nervos que partem da medula espinhal, que inervarão os membros superiores, compreendido entre o pescoço e até a axila de tal modo que este tem a função de conferir inervação motora e sensitiva para o membro superior.
Em resumo, precisamos dele para movimentar os braços, no meu caso, como meu tumor estava localizado agarradinho ao plexo braquial, ao retira-lo lesionou o nervo (meu medico já havia me colocado a par dessa possibilidade), a lesão poderia ser total ou parcial, no meu caso foi parcial, me limitou apenas alguma pouquíssima perca de movimento, de uma forma geral faço tudo, porém a força perdi um pouco e as dores nunca acabaram, elas convivem diariamente comigo.
Já ouvir dizer que tem como "arrumar" através de cirurgia essa lesão no plexo braquial, não sei se procede, mais hoje não me passa isso pela cabeça não, melhor deixar quieta as coisas.
Enfim, tenho uma pequena lesão permanente no plexo braquial, tenho também uma tendinite no ombro que contribui para a dor, e um "resto" de tumor na região supraclavicular, que no final das contas tá tudo juntinho ali, acho que por isso doí tanto.
Enfim, no meu caso foi um misto de coisas, mais cada um tem suas diferenças, por isso digo e repito, tem algo estranho ai no seu ombro, pescoço, clavícula.Tá inchado, tá incomodando, tá errado? 
Procure um médico, penso que se quando as minhas dores de fato começaram, lá em 2006/2007 eu não tivesse esperando tanto ( fui operar em 2011), achando que era uma coisa boba, talvez essa lesão teria sido bem menor do que é hoje e assim as dores também.
Bom, vou postar uns links aqui abaixo que fala um pouco de tudo isso que falei, porém explicando melhor.
Espero poder ajudar em algo, no mais grande abraço á todos!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Plexo_braquial

http://pt.wikipedia.org/wiki/Les%C3%A3o_do_plexo_braquial

http://www.clinicadeckers.com.br/html/orientacoes/ortopedia/048_lesao_plexo_braquial.html

http://www.medicinanet.com.br/m/conteudos/revisoes/5140/linfonodomegalia.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linfoma_de_Hodgkin

http://pt.wikipedia.org/wiki/Linfonodo

http://www.medicinanet.com.br/conteudos/revisoes/1916/diagnostico_diferencial_dos_tumores_cervicais.htm

REGIÃO SUPRACLAVICULAR INTERNA




Um comentário:

  1. Ola! Boa Noite, Meu nome é Soares, moro em Recife e a minha esposa, Graça, que em 2010 teve um câncer de mama, surgiu agora, há três dias um inchaço no ombro esquerdo, no músculo acima da clavícula. Apesar do tratamento do CA ter sido um sucesso, devido ao diagnóstico muito precoce, o temor do surgimento de outro nódulo passa a ter uma atenção especial. Ao navegar na internet em busca da origem de dores no ombro encontrei o seu post. Fernanda, como está seu caso nesse momento? fez nova cirurgia? como posso falar com você sem ser por e-mail? O Whatsapp de Graça é (81) 986770393. Se puder add. para podermos tirar dúvidas e trocar experiência ficaria por demais grato. Um abraço..

    ResponderExcluir