terça-feira, 13 de março de 2012

Câncer Infanto-Juvenil, fique por dentro.


 Nessa postagem quero falar de câncer em crianças e jovens, que atigem na faixa étaria de 0 á 19 anos principalmente, de acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer).
Nas últimas quatro décadas, o progresso no tratamento de câncer na infância e na adolescência foi extremamente significativo.
Hoje, em torno de 70% das crianças e adolescentes com câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. A maioria deles terá boa qualidade de vida após o tratamento adequado.

Tipos de câncer mais comuns em crianças e adolescentes
Leucemia:
Tem como característica a proliferação anormal de células na medula óssea (onde origina-se o sangue) o que pode acabar por suprimir a produção de células normais.
Exitem tipos diferentes que são classificadas de acordo com o tipo de célula do sangue afetado.
A leucemia aguda é caracterizada pelo crescimento rápido de células imaturas do sangue. O tratamento deve ser imediato pela rápida progressão e acumulo de células malignas que invadem a circulação periférica e outros órgãos. Geralmente acomete em crianças, adultos e jovens.
Os sintomas são: enfraquecimento e anemia, tendência a ter infecções graves e repetidas, manchas roxas pelo corpo e sangramento anormais causados pela redução de plaquetas.

Tumor de Wims ou Nefroblastoma:
Ocorre nos rins. O sintoma mais comum é o aumento do volume do abdômem ou um nódulo palpado na barriga. E o tumor responde bastante ao tratamento.

Linfoma:
É um termo genérico utilizado para designar um grupo de diversas doenças neoplásocas do sistema linfóide que se originam da proliferação clonal de linfócitos B ou T em qualquer um de seus estágios de maturação. Os linfomas são classificados em dois grandes grupos: os HODGKIN  e os NÃO HODGKIN.
Afeta os linfonodos, que são importantes na luta contra as infecções. Esta doença é mais comum em adolescentes e adultos. Os primeiros nódulos a serem afetados são, usualmete os do pescoço.

Rabdomiossarcoma:
Origina-se nas células musculares e costuma atingir crianças abaixo de 5 anos de idade. O tumor pode aparecer na cabeça, pescoço, tórax, abdomem ou extremidades (pernas e braços) . Os sintomais variam de acordo com a localização do tumor.

Tumores ósseos:
Osteossarcoma e sarcoma de Ewing são os mais frequentes. Ocorrem mais em adolescentes. Geralmente o primeiro sintoma é dor no osso afetado. O tratamento depende do tipo de tumor.

Tumores germinativos:
Podem ser benignos ou malignos e surgir em qualquer idade. Os locais mais comuns sãp testículos, ovários, região proxima á parte final.
Principais sintomas
* Manchas roxas pelo corpo sem ter machucado
* Vômitos, perda de equilibrio, dores de cabeça e dimunição da visão
* Febre constante sem motivo definido
* Crescimento do olho, ás vezes com mancha roxa no local
* Perda de peso
* Ínguas
* Palidez sem causa identificada
* Caroções pelo corpo
* Dores nos ossos e nas articulações podendo inchar
* Reflexo branco no olho que aparece com exposição á luz.

Fiquem atentos aos sintomas, se por ventura alguma criança, adolescente perto de vocês apresenta alguns desses sintomas procure um médico, porque se não for câncer (e torcemos para que não seja), de toda maneira precisa de cuidados, por mais que seja apenas uma gripe boba.
Repassem essas informações. Sabendo é que podemos ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário