segunda-feira, 19 de março de 2012

Radioterapia, sabe o que é?



Pessoal, tenho conversado com alguns amigos que não sabe ao certo o que é radioterapia (na realidade nem eu sabia muito bem antes de ficar doente). Então, esse poderá ser o tratamento que eu possa vim a fazer, ainda não sei, mas vou postar aqui o que encontrei sobre a radio, logo ao fim desse post vou colocar o link de um vídeo, que mostra uma pessoa em uma sessão de radioterapia, que é rápida, indolor e  até mesmo simples. Então vamos lá.

Radioterapia, ou Rádio-oncologia, é uma especialidade médica focada no tratamento oncológico utilizando radiação ionizante. Há duas maneiras de utilizar radiação contra o câncer.
Radioterapia externa: utiliza uma fonte de radiação externa com isótopos radioativos (césio, cobalto) ou aceleradores lineares. É um tratamento em que o paciente recebe a radiação de uma fonte externa. Ou seja, a radiação que atinge o tumor é emitida por um aparelho fora do corpo do paciente. Nesse tipo de tratamento a radiação também atinge todas as estruturas (tecidos e órgãos) que estiverem no trajeto do feixe de radiação até o tumor. Nesse caso a fonte radioativa é colocada a uma distancia que varia de 1 cm a 1m da região a ser tratada. Os equipamentos utilizados na radioterapia externa podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia.
  •  Equipamentos de Quilovoltagem

    São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de tumores superficiais (lesões malignas da pele), devido à maior parte da energia do feixe ser depositada a apenas alguns milímetros de profundidade (possuem um pequeno fall-off). As doses administradas neste tipo de técnica são muito variáveis, podendo ir até algumas dezenas de Greys (Gy)
    Equipamento de Megavoltagem
    Nessa classe situam-se os aceleradores de partículas como aceleradores lineares e bétatrons. Num casa típico em que os electrões atingem uma energia de 22 MeV, a dose máxima dos raios-x ocorrerá entre 4 e 5 cm de profundidade, decresce para 83% a 10 cm e para 50% a 25 cm; Portanto, na terapia de tumores nos órgãos mais profundos, como pulmão, útero, próstata, etc, usam-se radiações de energias mais elevadas para que se consigam poupar os tecidos sãos mais superficiais.
    Braquiterapia: é o tratamento através de isótopos radioativos inseridos nos tecidos alvo dentro do corpo do paciente, onde a radiação é administrada.  Materiais radioativos, geralmente pequenas cápsulas, são colocadas junto ao tumor liberando doses de radiação diretamente sobre ele, afetando ao mínimo os órgãos mais próximos e preservando os mais distantes da área do implante. 
Fica ai um pouco de informações sobre a radio, mais esclarecimentos procure um médico.

Link do vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=1botjWKD3bU 

Nenhum comentário:

Postar um comentário