sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Meu caso (primeira parte)

Queridos, estou no segundo dia do blog, e já temos mais de 160 visitas, acho que o pessoal está interessado, buscando informações, muita gente comentou comigo que nunca tinha ouvido falar  desse tumor, pois bem, nem eu mesmo. Escutei esse nome, desmoide, em janeiro desse ano quando peguei o resultado da minha biopsia.
Enfim, vou postar mais umas coisinhas ai que encontrei sobre esse tumor, mas nesse momento quero compartilhar com todos o meu caso, comecei o blog por esse motivo, porque dei isso e mal falei de mim, então vamos lá.
Bom, o caroço, nódulo, tumor (o nome que você achar melhor), apareceu na região da clavícula esquerda, pra ficar fácil de entender, era no meu ombro, perto do pescoço, no inicio não estava visível, não dava pra perceber nada, e tudo começou com uma dor no braço, uma dorzinha chata que me incomodava fazer coisas simples, como escrever, com o passar do tempo foram formigamentos e dormência no braço, cheguei a pensar em problemas do coração, já que existe uma coisa hereditária na minha família com esse histórico, enfim fui em um médico que me disse que era tendão, que estava rompendo, me passou uns remédios que não fizeram diferença nenhuma, enfim a dor continuava, e ai o tumor começou a crescer e ficar visível, era notório aquilo perto do meu pescoço e as dores, dormência, formigamento, a dor cada vez mais forte. Fui em alguns médicos mas nada de encontrar o motivo, até que fui em um médico na rede publica da minha cidade, Dr. Ronan,  porque queria um pedido para fazer uma ultrassonografia do local, já que em radiografia nada aparecia, nessa altura eu sozinha já estava desconfiada que só podia ser um tumor, o que foi confirmado pelo médico radiologista, Dr. Rodrigo, foi claro e direto: "isso é um tumor e aqui em Formiga/MG não tem médico para isso, vá a um bom médico que ele te encaminhará para um especialista". E foi dito e feito, fui ao Dr. Gustavo Sansoni que no mesmo instante já me encaminhou para B.H., em um médico que pudesse me operar, e ai entrou o Dr. Paulo Randal Pires, que fez a cirurgia, nessa altura minhas dores já eram insuportáveis, não conseguia respirar direito, caminhar pra mim era um sacrifício, já estava sem vida social, porque a dor era tanta que para aguentar tinha que deitar, ou seja, doía menos se ficasse quieta, sem fazer nada, deitadinha, isso foi até o dia 19/12/11 quando tive minha primeira consulta com o Dr Paulo e já marcamos a cirurgia para uma semana depois, no dia 27/12/11. 
Bom, mais isso dá cirurgia em diante conto em outro post, senão vai ficar tudo muito grande aqui.
Em breve continuo.
Mais, nesse primeiro post quero deixar um aviso, um recado: Fiquem atentos a sintomas, seja para qualquer doença, não fique segurando dor, mal estar, vá ao médico se sentir qualquer coisa, e mesmo se não sentir, faça exames regulares, preventivos, exames de mamografia as mulheres, homens depois dos 40 percam o preconceito e vá ao urologista e faça exames de próstata, gente saúde é muito importante, não dá pra descuidar.
Se alguém tiver com sintomas como eu tive, ou tá vendo algum caroço crescer no corpo vá ao médico, por favor gente, não se acomodem, com saúde não se brinca.
Em breve continuo com meu caso.
Abraço!


Fotos minhas onde está claro que ainda não tinha o nódulo, caroço, mas já estava começando a ter dores (fotos entre 2008 e 2010)
O tumor se localizava na minha clavícula esquerda, perto do pescoço.



36 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Mto bom, super necessario,utilidade publica isso.
    Parabens pela iniciativa de falar do seu problema sem receio ou raiva. Parabens pela atitude.
    Pra mim esse tumor é novo, nunca ouvi falar e vc faz mto em falar dele, trazer informação para as pessoas.
    Mandou bem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua publicação! Bastante corajosa em expor sua doença.
    Me chamo Ronaldo Vieira, moro em Feira de Santana , Bahia; comecei a minha investigação em agosto de 2012 após cansaço, fortes dores abdominais e região lombar que só eram contidas na emergência com medicamentos intravenosos. Foi descoberta por acaso em uma consulta com um clinico geral que achou estranho a rigidez do abdomen na palpação. Passou alguns exames como: ultrasson do abdome total assim que realizado comprovou uma massa volumosa na região retroperitonial, com hidronefrose bilateral dos rins e coletores. Fui recomendado pelo mesmo a procurar o cirurgião de minha primeira cirurgia no ano de 2009 (colectomia total ílio-retonastomose)onde foi realizada por videolaparoscopia no Hospital São Rafael em Salvador-Bahia e um acompanhamento com urologista para investigação da hidronefrose.
    Ao longo dos meses de setembro de 2012 ao início de fevereiro de 2013 passei por vários médicos na parte de cirurgia geral e coloproctologia onde sempre me indicavam outros profissionais dessa mesma área, mas nenhuma solução para esse problema. Consegui uma semana antes do carnaval desse ano uma consulta com um cirurgião oncológico do São Rafael (Dr. Emerson Prisco) onde ele deu entrada no processo para liberação do procedimento cirurgico. Até então havia suspeita por conta do meu quadro clinico e localização das massas de: Desmoide?, sarcoma?, linfoma?; mas em si a confirmação só poderia ser feita durante ou pós cirurgico. Ele conversou bastante comigo que a cirurgia que eu iria realizar seria bastante radical, devido a margem segura para retirada da massa e adjacencias; corria risco de perder o rim direito, parte do intestino delgado, bexiga, etc. Ao longo desse tempo me preparei psicologicamente procurei me aprofundar em estudo sobre essas doenças seus sintomas e consequências.
    Dias depois foi marcado para ser realizado a cirurgia no dia 26 de março, mas na data anterior a essa foi desmarcada pelo hospital devido à vaga de leitos na UTI. Não me abati com esse impasse e rezei para que fosse marcada o mais rápido possível e assim ela foi realizada no dia 02 de abril, com duração prevista de oito a doze horas, mas infelizmente à localização em que ambas se encontravam não foi possivel a remoção completa das duas massas(uma : retroperitonial dimensões: 13X6,6X15,5 cm e outra: intraperitonial região pelvica, dimensões:6,4X2,4X5,8 cm), a retroperitonio enraizada nos vasos que irrigam o intestino delgado e a outra próximo à bifurcação da veia ilíaca direita.
    Após a cirurgia tive uma trombose na perna esquerda do qual acompanhamento profilático, no ultimo dia 03 realizei um procedimento para colocação de duplo "J" no ureter interligando o rim à bexiga para não obstrução da massa, mas só pôde ser realizado em um único ureter, pois o outro já tinha um comprometimento que impossibilitava a passagem do cateter.
    Estive em consulta com dois oncologistas clinicos onde estão estudando o meu caso para definir o tratamento que devo seguir. Enquanto isso irei definir com a urologia o que terá que ser feito com o ureter que não pôde passar o duplo "J" e com meu cirurgião oncológico a colocação do trocater para a quimioterapia.
    Unico conselho que posso dar para você e demais pessoas com problemas de saúde que tenham fé em Deus, que acreditem em si proprios, que não desanimem e desistam nos primeiros obstáculos que a vida oferecer; além disso tudo que procurem sempre se informar, ter acompanhamento com um bom profissional e o fundamental de tudo: apoio da família e amigos!

    PS: Muito em breve estarei criando um site ou blog divulgando exames e laudos sobre essa doença, opinião de profissionais da saúde e centros especificos para tratamentos oncológicos particular(convênio) ou SUS. Esse é um objetivo que me predisponho para ajudar outras pessoas.

    Atenciosamente,
    Ronaldo Vieira Oliveira
    (ronaldo.fsa@gmail.com /Face: Ronaldo Vieira)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldo, se me autorizar, gostaria de publicar sua historia. Vou te procurar no face.
      Abraço!

      Excluir
    2. Oi bom dia meu nome é Eduardo e estou com esse caroço no braço direito e doe muito e está crescendo muito vou hoje no medico

      Excluir
    3. Deus nos abençoe nesta caminhada

      Excluir
  3. Bom dia me identifiquei com seu post, estou com um caroço no meu ombro do lado esquerdo, estou sentindo dores ... principalmente se dormir de lado "esquerdo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Claudia, desculpe a demora em responder, vida corrida, casa, trabalho, faculdade e fiquei um tempo sem acessar aqui.
      E como você esta, consultou? ta com dores ainda?

      Excluir
  4. Oi Cláudia também estou com um caroço abaixo da clavícula e gostaria de saber do seu caso oq era é se deu tudo certo esse eo meu número 27997043627

    ResponderExcluir
  5. Oi Cláudia também estou com um caroço abaixo da clavícula e gostaria de saber do seu caso oq era é se deu tudo certo esse eo meu número 27997043627

    ResponderExcluir
  6. Um caroço abaixo da clavícula esquerda que vem aumentando e dói Qdo aperta pode ser o quê?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Desculpe a demora responder. Bom, a melhor coisa a se fazer é procurar um médico, se esta doendo não esta legal né. Procure, um ortopedista pode de auxiliar. Vc é de onde?

      Excluir
  7. Já faz alguns anos que tenho um nodulo de gordura acima do peito esquerdo perto do ombro e pescoço,sinto dores ardidas entre o ombro e braço,na par e quase sempre essa região fica dolorida como se tivesse inflamada e até a nuca,tem dia que sinto tanta dor que doi a cabeça,percebi outro nodulo na clavicula esquerda,ontem tomei vacina de gripe e hoje acordei com este nodulo visivel,dolorido,estou com dor e dor se radia,tomei relachante muscular ,ibrucofemo e agora estou com muita dor,parece que os nodulos estão doendo,vim pesquisar e encontrei esse blogue estou apavorada agora,devo ir a que medico na urgencia mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Bom, a melhor coisa a se fazer é ir ao médico, quanto antes melhor. Quando meu caso foi parecido com o que vc descreve fui ao ortopedista, foi dito e feito, fiz um ultrassom e ja descobrimos e demos andamento. Creio que um ortopedista pode pode de auxiliar. Vc é de onde?

      Excluir
    2. Cadê vc, como está, não consegui achar mais nada do seu blog, só essa primeira parte.

      Excluir
  8. Olha vim procurar sobre inchaço na soneteira e te encontrei hoje notei um inchaço e me preocupei no esquerdo quanto a dor no braço já venho sentindo a tempos dificuldade de colocar a roupa coloca o sutiã mas só hoje notei o inchaço achei qe podia se tiróide mas vou atrás pra vê embora estes médico de SUS não dão a mínima obrigada meu WhatsApp 5198841275

    ResponderExcluir
  9. Olha vim procurar sobre inchaço na soneteira e te encontrei hoje notei um inchaço e me preocupei no esquerdo quanto a dor no braço já venho sentindo a tempos dificuldade de colocar a roupa coloca o sutiã mas só hoje notei o inchaço achei qe podia se tiróide mas vou atrás pra vê embora estes médico de SUS não dão a mínima obrigada meu WhatsApp 5198841275

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roseli, primeiramente perdão por não ter te respondido antes. Pela data que vi aqui qdo postou estava no fim da faculdade e fiquei meses sem usar o blog, por conta do TCC, agora q estou retomando ele. Me perdoe.
      Se ver esse recado, dê noticias como esta, fique com Deus

      Excluir
  10. Respostas
    1. Oi Nick, desculpe a demora em responder, agora que estou retomando o blog. Antes de mais nada vc precisa ir ao médico, dor além de não ser legal, quer sinalizar que tem algo de errado em nosso corpo né. Mesmo não gostando de salvador não deixe de ir.

      Excluir
    2. Bom no inicio de dezembro senti uma dor atrás no pescoço ficou totalmente duro, pensei q era torcicolo ou uma contratura devido à facilidade q tenho para contraturar, no dia seguinte notei todo meu estamatoilde inchado mas uma protuberância bem abaixo no final dele entre a clavícula e ele, dor ao apertar, e não conseguia levar peso no lado direito, comecei a tomar ibuprofeno e relaxante muscular, o entorno desinchou e então dava pra ver o caroço, alguns dias depois apareceu um no final da clavícula quase no ombro, fui ao ortopedista que me pediu ultra-som e hj após fazer o ultra-som a médica recomendou que eu fizesse biópsia pois tem massa envolta da minha clavícula sendo mais 3cm no início dela e no final quase no ombro, no fim ela me abraçou e beijou e meu coração apertou, ela perguntou varias vezes minha idade, e me pediu para voltar lá se eu pudesse após a biopsia pois ela queria saber oq é, amanhã irei ao clínico no sus pedir um encaminhando, e o requerimento da biópsia e mostrar minha ultra, estou triste e com medo. Esse é meu último ano na faculdade de direito, oab, tcc, e foi tão difícil todos esses últimos anos, não quero estar doente😞

      Excluir
    3. Oi Gio de noticias suas! O que deu seu exame??
      Espero que esteja tudo bem!!

      Excluir
    4. Oi, gente no fim meu tumor não era desmóide e sim um linfoma de hodking, fiz 12 sesssões de quimio, 11 de rádio, já estou de alta desde janeiro/2019.

      Excluir
  11. Oi um dia notei um caroçinho na minha cravicula do lado direito mais perto do pescoço ,já faz um mes e pouco que estou com isso e ele vem crescendo cada vez mais ,desde então venho sentindo muitas dores que vem piorando a cada dia que passa ... São dores no corpo,cansaço, dor de cabeça , dores nos seios e no peito, falta de ar , tonturas , e tremedeiras muita indisposição! Porém eu so tenho 18 anos por um lado eu temo ser algo grave e por outro acho qe não é possível pela minha idade. Tenho muito medo de ir ao médico pois meu marido tem poblema de coração , minha avó também tem poblemas de saúde e tenho uma tia com câncer de mama não quero aceitar qe posso ter algo ! Tenho uma filha de 2 aninhos pra cuidar eu não posso tenho que cuida delas da minha família oqe eu faço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ir ao médico o mais rapidamente para uma avaliação, não se desespere antes de um diagnóstico de um profissional e tenha em mente uma coisa muito importante que é a fé em Deus;

      Excluir
  12. ola Fernanda
    ha algum tempo notei um nodulo em cima do meu ombro direito mas como era algo indolor nunca dei importancia. Ha mais ou menos uma semana venho com dores no braço direito mais precisamente na regiao do cotovelo. o primeiro medico que me atendeu nao deu importancia mas agora procurei uma segunda opiniao e o mesmo me mandou fazer uma tomografia. estou bem preocupada com esse nodulo mas por ser indolor nao dei a importancia necessaria! se fosse um tumor eu sentiria dor?

    ResponderExcluir
  13. Estou com um módulo mto doloroso na clavícula. A médica me passou um monte de exames e confesso que estou desesperada. Tudo que vc pesquisa na internet aparece câncer. Desesperador. Esse seu caroço doía?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação poderia me passar seu telefone?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Estou com um caroço do lado direito do pescoço abaixo da orelha ..ele não doi mas tem dias q esta pequeno e alguns dias está maior ..estou apavorada e como a moça aí em cima disse ..tudo q pesquisamos é câncer ...abraços

      Excluir
    4. Descobriu oq e? Tenho um atrás da orelha que esta da mesma forma e percebi que na cabeça tem tipo um calombinho no coro cabeludo na direção do pequeno. Já fui em vários medicos e todos dizem n ser nada. Porém não passam um Exame para tal diagnostico. Por fim marquei um oncologista que sera dia 11/12.

      Excluir
  14. Oi Fernanda td bem? Vc poderia descrever este nódulo ou seja...se era duro ou mole se doía...porque eu comecei com dores no braço direito de não conseguir fazer as tarefas do dia a dia tipo levantar braço para pegar algo...fui ao ortopedista já que sinto dores nas pernas tb, ele me pediu ultrassom e viu que meu ombro está com tendinite e nervo esticado e me falou que não tem nada a fazer a não ser tomar remédio pra dor...mas faz alguns meses que apareceu um nódulo na clavícula como se fosse uma bolinha de gude dura que se movimenta e pouco dolorida ,não da pra ver mas consigo apalpar e sentir,e uns dois meses começou com dores fortíssima esporádicas nesse local como se tivesse tomando uma injeção no osso que irradia para o ombro... sinto muita dor no pescoço tb. Pode me dizer algo tb. Obrigada grande abraço

    ResponderExcluir
  15. To com um no pescoço ele e movil to com formigamento no braço esquerdo com totura e uma leve gastura no pescoço e na cabeça'

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem com você? Estou com um inchaço na clavícula conhecida como saboneteira será que pode ser desmoide dói espero sua resposta agradeço desde de já

    ResponderExcluir
  17. Ola eu tb estou com um carocinho na fossa caviculr . Vou no médico eles so passam remdio e nao dão importancia pra pedir mais exames. Agora sinto dores fortes nessa parte mal posso levantar o braco. A moça que fez o blog ainda intege. Se possivel me ajudem

    ResponderExcluir
  18. olá Fernanda,vc ainda está aí? Não escreveu mais nada?Como está?

    ResponderExcluir