quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O que é tumor desmóide?

O tumor desmoide é uma neoplasia não capsulada, localmente agressiva, originária dos fibroblastos dos tecidos músculo-aponeuróticos. Embora ele não tenha comportamento maligno, tal como capacidade de gerar metástases ou de invasão, o tumor desmoide tem uma alta capacidade de crescimento local, causando deformidades nos órgãos adjacentes, dor e, eventualmente, disfunção orgânica, dependendo da área envolvida.  Foi descrito pela primeira vez em 1832, recebendo, posteriormente o nome de desmoide para indicar sua aparência macroscópica (do grego "desmos", significa tendão ou ligamento)
Além disso, mesmo sendo tratado adequadamente com excisão cirúrgica, respeitando-se margens de segurança, apresenta alta taxa de recorrência local que pode variar de 25 a 77% ao ano. Pode surgir praticamente em qualquer idade e aparecer em quase todos os segmentos corporais. Embora os achados histológicos sejam bem característicos, atualmente, todo conhecimento a seu respeito se baseia apenas em alguns relatos isolados e em algumas pequenas séries de casos.
Fonte: 
http://www.scielo.br
Fernando Antonio Mourão Valejo 
Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE - Presidente Prudente (SP), Brasil.

58 comentários:

  1. Caro amigo,

    Recentimente descobre duas massas/tumor no abdome, retroperitonial e pelvia, com medias entre os eixos de 13,6 e 8,5 e cm. infelizmente passei mais de 4 meses tentando realizar uma biopcia, atualmente aguardo a realização da cirurgia que está prevista para o dia 26 de março. Conforme o médico esse procedimento poderá ser radical, devido a localização das massas.
    Meus sintimas atuais são: muita indisposição, cançasso, insonia, febre não continua, dor na região lombar e abdome
    Tive polipose adenomatosa falimiar, submetido a cirurgia de colectomia total em outubro de 2009, por esse motivo o Oncologista suspetita de se tratar de Desmoide, mas não descarta a possibilidade de ser um Sarcoma ou Linfoma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, desculpe em demorar responder, estava com a vida muito corrida e fiquei uns dias sem acessar o blog.
      Se a sua cirurgia estava prevista para o dia 26 já deve ter acontecido, assim que ver essa resposta entre em contato, para nos contar o que aconteceu.
      Tive conhecimento de uma historia um pouco parecida de um homem que também deu polipose adenomatosa familiar e não foi diagnosticado com desmoide, mais a irmã sim, seria interessante saber de você, porque se for desmoide é o primeiro homem de fato que estou tendo o contato que tem o desmoide.
      Espero que esteja tudo bem contigo e aguardo teu retorno.
      Abraço!
      Fernanda

      Excluir
  2. Olá Fernanda,

    Meu nome é Cláudio Cavalcanti, tenho 39 anos, Descobri um tumor desmóide em 2004 que foi de dificil identificação pelos médicos do INCA, por isso a cirurgia só foi executada em 2007 com sucesso, o tumor por ser na região da bacia bem em cima do trocanter seria necessário extirpar o nervo ciático, mas Deus foi bom e ao abrir o tumor estava empurrando o nervo ciático e não foi preciso fazer a extirpação, em 2008 o tumor reincidiu, passo bem tomando citrato de tamoxifeno e antiflamatórios, fiz uma radioterapia da qual não surtiu efeitos, talvez agora faça uma quimio a qual os médicos tambem não acreditam fazer algum efeito, como foi uma cirurgia muito grande, a lesão tambem foi, então sigo em frente sempre, mas é algo que me deixa muito mal quando começo a perder os movimentos da perna direita, é aguniante, mas não perco a esperança e o segredo é não deixar de tratar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe em demorar responder, as vezes não entro no blog com frequencia, te passar meu e-mail e meu facebook, por esse sempre me acham.
      Fernanda Cunha: https://www.facebook.com/fefecunha22?ref=tn_tnmn
      email: fernanda-cunha2@hotmail.com.

      Que bacana Claudio "ouvir" a tua história, agora esta aparecendo os homens que tiveram, ou tem, porque na maioria das vezes apenas tive contato com mulheres com a doença, se quiser publicar a sua historia no blog fica a vontade ok, so me enviar que publico. E vamos trocar informações.
      Abraço!

      Excluir
  3. Me chamo Ronaldo Vieira, tenho 32 anos, um filho de 4 anos, moro em Feira de Santana-BA, mas atualmente estou em Salvador, comecei a minha investigação em agosto/2012 após cansaço,fortes dores abdominais e lombar,com medicamentos intravenosos.Foi descoberta por acaso com um clinico geral que achou estranho a rigidez do abdomen na palpação. Passou exames como: ultrasson do abdome total, realizado comprovou uma massa volumosa na região retroperitonial, com hidronefrose bilateral dos rins e coletores. Procurei o cirurgião que realisou minha primeira cirurgia no ano de 2009 (polipose adenomatosa familiar-quarta geração(colectomia total ílio-reto anastomose. Foi realizada por videolaparoscopia no Hospital São Rafael em Salvador.
    Descobri os dois tumores e comecei um acompanhamento com urologista para investigação da hidronefrose.
    Ao longo dos meses de setembro de 2012 ao início de fevereiro de 2013 passei por vários médicos, pagei consultas e mais consultas, da area de cirurgia geral, coloproctologia onde sempre me indicavam outros profissionais mais não a solução para o problema.
    Consegui uma semana antes do carnaval desse ano uma consulta com um cirurgião oncológico do São Rafael (Dr. Emerson Prisco) onde ele deu entrada no processo para liberação do procedimento cirurgico.As suspeitas eram: Desmoide?,Sarcoma?,Linfoma?CA de Peritonio?;somente a cirurgia definia. Conversou bastante comigo que a cirurgiaseria radical, se confirmado na biopcia de congelação não ter metastase,obedecendo a margem segura para retirada da massa e adjacencias preservando a integridade de vinha vida; risco de perder parte do intertino delgado, beixiga, estomago,etc, ou mesmo o Rim dir.
    Me preparei psicologicamente, me aprofundei estudando a doenças,opiniõs médicas, mapeei os sintomas e a cronograr conforme cada crise, preparei do melhor ao pior dos tratamentos.
    A cirurgia oncologica marcada para 26/03,desmarcada pelo hospital alegando vaga de leito na UTI. Não me abati,ela foi realizada no dia 02 de abril, com duração prevista de dez a doze horas, mas infelizmente à localização em que ambas se encontravam não foi possivel a rececssão(uma: retroperitonial 14,5 X 8,2 X 15,5 cm e outra: intraperitonial6,4 X 2,4 X 5,8 cm), a retro proxima dos vasos que irrigam o intestino delgado e comprimindo o ureter do rin diereito a outra entre o intestido delgado e na bifurcação da arteria iliaca.
    06 dia após a cirurgia tive uma trombose na perna esquerda, foi indicado a retornar ao hospital e ser internado, mais orientação do cirurgião oncologico o melhor era fazer de forma profilática com Clexane 40mg a cada 24 horas durante 30 dias consecutivos e usar meia de compressão.
    No dia 01 de maio foi internado pela emergencia para realização de um procedimento para colocação de duplo "J", realizado apenas em um único ureter, pois o outro já esta comprometimento
    Dois oncologistas clinicos estão estudando o meu caso para definir o tratamento que devo seguir. Ontem 11/06 iniciei minha quimioa. antes do proximo ciclo irei colocar o port-cath.
    Aconselho todos as demais pessoas que tenham muita fé em Deus, acredite em si, não desanimem ou desistam; além disso tudo que procurem sempre se informar, estudar, titar duvidas, e pricipamente lutar para ter acompanhamento com um bom profissional, tudo isso é o fundamental para uma boa superação e recuperação, não esqueca que o apoio da família e amigos e fundamental!

    abraços,


    Ronaldo Vieira
    ronaldo.fsa@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, meu nome é Sandra, tenho uma filha de quatorze anos, que é portadora de tumor desmóide extra abdominal, no caso dela o tumor é na perna, numa extensão que vai desde o tornozelo até a coxa.
    Quando ela tinha 3 meses de idade, observei uma protuberância na perna esquerda, foi feito RX e ultrassonografia,descobriram uma infiltração de gordura no músculo.
    Desde então, frequentei os melhores ortopedistas pediátricos de Salvador e nenhum estudou o caso ou conhecia o que acontecia com Júlia. No ano passado (2012), consegui uma consulta no Hospital Sarah onde descobriu se tratar de um tumor desmoide.
    Hoje estou encaminhando a um oncologista da clinica ONCO do Hospital São Rafael, estamos realizando exames e procurando um médico que realize a biópsia, o que é de grande dificuldade, é umtumor desconhecido pela maioria dos médicos que consultei.
    A palavra chave é FÉ, não perder o foco e ter o grande desejo da cura.
    Um forte ABRAÇO!

    SANDRA RIBEIRO
    sandrarib35@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sandra, meu nome é Rosana e tive um tumor desmoide no músculo reto abdominal, cuja cirurgia para ressecção aconteceu em janeiro de 2013 no Hospital AC Camargo em SP. Na minha cidade, São Luís - MA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Rosana, teve reincidências até ao momento? Obrigada Sofia

      Excluir
    2. Bom dia Rosana, teve reincidências até ao momento? Obrigada Sofia

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Fiz uma cirurgia em outubro 2013 em BH com Dr Rodrigo Granda .Retirei um tunor desmoide de 8.5cm por 5.5 entre escapulas músculos e tendões . Perdi massa muscular perdi 70 por cento de um tendão e 30 de outro. Minha escapula tive q tirar um pequeno pedaço raspar. Fiz 2 7 sessões de radioterapia. Em 2008 fiz uma cirurgia ombro direito tenho duas ancora depois dessa cirurgia começou ...doi ali ...doi aqui. ...os anos foran se passando ate q em 2013 travei minha articulação. Estou livre dele com graças de Deus e espere e tenho Fe q munca mais volte amem . Mas tenos q vigiar não podemos descuidar .tambem fiquei sabendo q um remédio q chama meloxicam ele retarda a crescimento desse tumor eu tomo ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marli, tbm fiz uso mto tempo do meloxicam, so parei porque meu estomago nao aguenta mais, mesmo tomando omeprazol, pretendo voltar daqui 2 meses. Vamos manter contato, bom trocar essa experiencia, ainda mais você sendo de Minas. Fico aguardando teu contato.
      Fernanda

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Meu nomee Patricia, tenho 33 anos. A um ano luto com o tratamento do tumor desmoide que tirei, fiz 3 cirurgias no mesmo local p retirada completa do tumor. Hoje sinto dores e sensibilidade no local, faço fisioterapia duas vezes por semana, tem me ajudado bastante. Adorei esse blog, esse tumor e muito raro e ate os médicos desconhece.

    bjus e saúde p tds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Patricia, tudo bem?
      Bom encontrar mais alguém com o desmoide por aqui, nao estamos sozinhos.
      Se quiser contribuir com noticias sobre o tumor ao blog fica a vontade, quantas mais historia tivermos publicadas melhor, ais informação as pessoas terá.
      Vamos nos falando.
      Grande abraço!

      Excluir
  12. Ola, chamo me Isabel e sou de portugal......descobri que tenho um desmoide na parede abdominal. Aqui os medicos nao sabem ao certo como tratar este tipo de tumor......estou a tomar tamoxifeno para tentar reduzir o tamanho . Ele mede 15CM, parece que ando gravida de 9meses..... os cirurgioes nao me querem operar porque iriam retirar os musculos tdos do abdomen......eles falam em fazer quimio, mas nao tem a certeza. Sinto me perdida.....nao sei o que fazer. obrigada por este blog,, nao encontro nada na net de casos aqui em portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, boa noite, desculpe a demora em responder.
      Realmente o desmoide ainda é um mistério, ele reagi de forma diferente em cada organismo, ainda tem muito o que se estudar sobre ele.
      Você tem facebook? Se tiver entre e deixe seu contato aqui, temos um grupo no face, bem atuante, lá tiramos duvidas, trocamos experiencias, acho que irá te ajudar muito.
      Espero teu contato. Abraço!

      Excluir
  13. Ola, chamo me Isabel e sou de portugal......descobri que tenho um desmoide na parede abdominal. Aqui os medicos nao sabem ao certo como tratar este tipo de tumor......estou a tomar tamoxifeno para tentar reduzir o tamanho . Ele mede 15CM, parece que ando gravida de 9meses..... os cirurgioes nao me querem operar porque iriam retirar os musculos tdos do abdomen......eles falam em fazer quimio, mas nao tem a certeza. Sinto me perdida.....nao sei o que fazer. obrigada por este blog,, nao encontro nada na net de casos aqui em portugal.

    ResponderExcluir
  14. Fiz a retirada de um desmoid do pescoço. Realmente é muito complicado. Acabei ficando sem alguns movimentos do braço. Mas estou melhorando com a fisioterapia. O meu médico tambm é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  15. Fiz a retirada de um desmoid do pescoço. Realmente é muito complicado. Acabei ficando sem alguns movimentos do braço. Mas estou melhorando com a fisioterapia. O meu médico tambm é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  16. Olá boa noite me chamo Fernanda tenho sou de Santa Maria da Vitória-BA tirei um tumor na parede abdominal a três meses atrás quando fiz a biopsia de tumor por processo inflamatório sugeriu que fizesse uma inustoquimica descobriu que era um tumor desmoide minha cirurgia foi agressiva teve que colocar tela para reconstrução do músculo porém ainda ficou raízes como não posso fazer outra cirurgia no mesmo local vou ter que fazer 30 seções de RÁDIOTERAPIA mas graças a Deus estou bem. Muita FÉ
    DEUS NO COMANDO.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  17. Olá boa noite me chamo Fernanda tenho sou de Santa Maria da Vitória-BA tirei um tumor na parede abdominal a três meses atrás quando fiz a biopsia de tumor por processo inflamatório sugeriu que fizesse uma inustoquimica descobriu que era um tumor desmoide minha cirurgia foi agressiva teve que colocar tela para reconstrução do músculo porém ainda ficou raízes como não posso fazer outra cirurgia no mesmo local vou ter que fazer 30 seções de RÁDIOTERAPIA mas graças a Deus estou bem. Muita FÉ
    DEUS NO COMANDO.ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá xará, desculpe a demora em ver teu recadinho aki e te responder, vida corrida. E como vc está? Nos dê noticias.
      Abraço!

      Excluir
  18. Respostas
    1. Desculpe a demora em responder, pode me encontrar nesse.
      https://www.facebook.com/fefecunha22

      Excluir
  19. Oi boa noite. Meu nome é Vilma sou de Itu/SP Meu marido fez uma colectomia total em 2009 devido polipose multidisciplinar familiar. Perdeu 4 cm do reto teve várias complicações pós cirurgia. Hj usa bolsa de ileostomia permanente. Em 2013 descobriu um tumor desmóide infiltrado no mesentério. Fez biópsia e o resultado foi benigno. O médico disse q não tem como remover. Ele faz acompanhento com um oncologista anualmente. Faz uso de tamoxifeno 20mg continuamente. Nunca reclamou de dores a não ser de vez em quando dores nas pernas que o incomodam muito. Ontem dia 06/06/2016 reclamou de dores na barriga. A principio achei que fossem gases, mediquei em casa mas não passou o desconforto. Marquei uma consulta com o oncologista dele e ver o que está ocorrendo. Confesso que estou com medo pq o cirurgião qdo fez biopsia disse que seria da li pra pior. Sintomas, obstrução. É dificil lidar com esse problema. Diz o médico que é genético, o pai dele teve e veio a falecer. Tenho fé e confio no pai. Mas estou perdida sabe. Fico pensando nas coisas que já ouvi dos médicos e isso me preocupa. Se puder me esclarecer algumas dúvidas agradeço de ♥. Uma boa noite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vilma, desculpe a demora em responder. Imagino como está a familia, é complicado demais, é muito luta, mas Deus nós fortalece sempre, pode acreditar.
      Me encontre no face ou no email fernanda-cunha2@hotmail.com, no que puder ajudar, pode contar.
      Abraço!
      https://www.facebook.com/fefecunha22

      Excluir
  20. Me chamo Bruna, sou de Ubatã-BA e comecei a sentir um nódulo no abdômen há mais ou menos um ano. Passei por vários médicos, punção mal sucedida e por fim fui a um oncologista enviado por Deus, dr. Pablo Henrique Pedrosa que pediu uma biópsia e descobri hoje que tenho na parede abdominal uma fibromatose desmóide. Apesar de não saber direito o que é, fiquei feliz por não ser maligno. Amanhã levarei os resultados ao médico pra ver o que será feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, desculpa a demora em responder, agora q to me atualizando no blog denovo. E vc, como está? Dê mais noticias.

      Excluir
  21. Sou Leticia Mayr Liu do Rio de Janeiro. Retirei o segundo tumor desmoide na segunda-feira, dia 10 de outubro de 2016. O primeiro retirei em fevereiro de 2002 e estava instalado por baixo da escápula esquerda. Não houve recidiva e agora retirei o segundo q estava alojado embaixo da escápula direita. Na ocasião o médico oncologista Dr. Rossano Cruz avisou q poderia aparecer do outro lado e q ele fez uma retirada com ampla margem de segurança para q não restassem células q poderiam promover a recidiva no local. Foi ele quem me operou novamente e disse não ter tido nenhum outro caso deste tumor neste local. O primeiro tinha cerca de 6 a 7 cm e este agora estava maior. Nas duas ocasiões a descoberta dos tumores foi fortuita pq eles ficam escondidos por baixo da escápula e só foram percebidos qdo eu fazia um movimento forçado fechando os braços para frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leticia bom dia. Meu nome é Rosãngela Fiz minha primeira cirurgia em 2013.Tive mais 2 em 2014 por recindiva na escapula esquerda. Fiz 46 seções de radioterapia e até o momento faço acompanhamento com ressonância sem recindiva. Mas o médico me garantiu que não voltaria em outro lugar. Mas agora percebi um caroço e dor na escapula direita. Tenho muito formigamento no braço. Vendo seu caso agora sei que pode sim ser bilateral. Vou fazer uma ultrasson esses dias. Bom trocar informações. Como você está?

      Excluir
  22. Olá. Eu sou a Camila tenho 18 anos e descobri o tumor demóide com 13 anos, na perna esquerda com 17 cm, hoje está com 19 cm ou até maior. Tratei no Inca com quimioterapia e quimioembolização mas não foi tão eficaz. Regrediu muito pouco, para ser feita a cirurgia ele teria que diminuir basntante. Realmente esse tumor é mistério só Deus mesmo.

    ResponderExcluir
  23. Olá. Eu sou a Camila tenho 18 anos e descobri o tumor demóide com 13 anos, na perna esquerda com 17 cm, hoje está com 19 cm ou até maior. Tratei no Inca com quimioterapia e quimioembolização mas não foi tão eficaz. Regrediu muito pouco, para ser feita a cirurgia ele teria que diminuir basntante. Realmente esse tumor é mistério só Deus mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila bom dia querida, tenho uma sobrinha de 14 anos, ano passado ela descobriu o tumor demoide na perna direita, região posterior, na coxa. Ela operou logo após a descoberta, graças a Deus, o tumor dela tinha 1.640, em Outubro agora fez 1 ano e no exame de rotina apareceu ele lá de novo, ta com 6cm o danado, ano passado ela operou pelo Convênio e vem tendo acompanhamento médico pelo convênio, porem optamos procurar outra opinião do caso dela lá no GRAAC, vc é de SP? Se for, procure marcar uma consulta, é gratuito e um dos melhores hospitais especializados de oncologia, ontem estivemos lá, colhemos exames e dia 25 vamos voltar pra ver qual a próxima etapa. Tenho FÉ que tudo se resolverá. Pelo convênio, já querem encaminhar ela pra quimioterapia (sendo que ano passado ela foi dispensada deste tratamento, fez apenas cirurgia) já que voltou, mas estamos procurando uma outra alternativa, e pesquisando na net vimos que o GRAAC tem diversas especialidades e os melhores oncologistas do país. Então não custa tentar né?! Deus sabe de todas as coisas! E o mais importante pq é uma entidade filantrópica, não é SUS, eles cuidam pq gostam do que fazem entende?! É por amor ao próximo mesmo! Vc por ter 18 anos acredito que ainda se enquadre no perfil adolescente, pois lá é especializados em crianças e adolescentes....BOA SORTE!
      Depois eu volto pra contar sobre a vitória da minha sobrinha!
      Boa sorte a todos

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Olá, pessoal, como essa doença não tem um padrão, vou resumir o caso da minha esposa pra que alguém iluminado que tenha lido bastante sobre o assunto (assim como eu), ou saiba de casos semelhantes, possa opinar. No fim de dezembro de 2012 tivemos nosso filho que nasceu sem problemas. Em meados de 2014 minha esposa sentiu um nódulo na barriga que foi diagnosticado inicialmente como hematoma. Até se fazer o diagnóstico correto de tumor desmóide na parede abdominal (especificamente no músculo reto abdominal) passaram-se alguns meses e no final de 2015 ela operou retirando completamente com margem de segurança e colocando tela (ele tinha crescido quase 1cm por mês, sendo quando operou estava com 9cm). Após a cirurgia ela parou de tomar anticoncepcional, dada a possibilidade do hormônio ativar a doença, e nem engravidou. O primeiro checkup semestral tudo limpo e no segundo checkup semestral apareceu outro nódulo no músculo reto abdominal, mas agora do outro lado. Ela vai operar de novo mas dessa vez o nódulo está bem menor (2,5cm). A questão aqui que quero relatar a vocês é, além da falta de uma preventiva pra ela não voltar, estávamos pensando em ter um segundo filho. Já li vários relatos que ter tido o tumor desmóide não contraindica a gravidez, mas penso que engravidar e ele aparecer também pode ser problemático, principalmente se sair do músculo e entrar na cavidade abdominal (aliás será isso possível?). O próprio cirurgião disse que ela engravidar não necessariamente apareceria um novo tumor, e, de fato, ela não engravidou nem tomou pílula e ele apareceu novamente. Então ficam essas dúvidas: será que pode ser feito algo pra prevenir? E será que é possível uma outra gravidez?

    ResponderExcluir
  26. Olá!Meu nome é Mirian ! Tenho um tumor Desmoide, operei em janeiro de 2016, mas ele voltou a crescer. Fiz radioterapia e foi sem sucesso. Preciso muito descobrir se existe um tipo de tratamento para esse tipo de tumor urgent! Sou de BRagança Paulista, e minha médica está também pesquisando para encontrar o tratamento para matarmos esse tumor. Se alguém puder me ajudar desde já agradeço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirian, primeiramente desculpe a demora em responder, agora que estou retomando o blog.
      Pois bem, hoje no Brasil a referencia em desmoide esta sendo o Hospital Antonio Camargo em São paulo, com Dr Celso.
      Na verdade o desmoide ele reagi de forma distinta em cada organismo, por isso que temos que estar bem assistidos, com medicos preparados. Converse com sua medica sobre o Hospital Antonio Camargo e depois nos conte como esta. Abraço!

      Excluir
  27. Gente gostei muito do blog só tenho uma dúvida... Todo tumor desmoide pode voltar? E se sim de quanto em quanto tempo seria um prazo ideal para retornar ao médico e fazer o acompanhamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leticia, não tem nada concretizado em pesquisas, mas sim, o tumor pode voltar, e pode tambem não voltar. Depende da forma que cada organismo reage. Operei faz 4 anos e nao tive recidiva, porem, ja vi caso que voltou em 1 mes apos cirurgia. Quanto a prazos... depende do medico e tratamento. Se for após cirurgia, varia de 3 em 3 meses, depois 6 em 6...e depois anualmente. Se for antes de operar, fica a criterio do medico e da forma que acompanha.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  28. oi gente acabei de fazer uma cirurgia e peguei o resultado e deu desmoide.a medica pediu para ir visita-la todos os meses para fazer acompanhamento, estou com 36 anos e de cabeça erguida pois somos brasileiros e nunca desistimos, fico agradeçido pelas informaçoes que tive ,obrigado deus em primeiro lugar amem

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde, sou pai de uma adolescente que teve o diagnóstico do desmóide aos 12 anos e atualmente esta com 18 anos e continua lutando.O dela é localizado na perna esquerda e é multifocal (apareceu na coxa, tornozelo e joelho). Depois de 4 cirurgias para remover, radioterapia e quimioterapia, estamos tratando no AC Camargo (Dr. Celso). Cirurgia é o último tratamento, quando há dor, pois o procedimento estimula o crescimento do tumor. Estamos tratando com Nexavar, um quimioterapico oral que tem paralisado o crescimento do tumor, cortando a irrigação sanguínea local. No ultimo exame de ressonancia, o contraste injetado não penetrou na parte inferior do tumor, ficando uma área escurecida. Isso significa que naquela rg. o tumor esta necrosando, pois não há irrigação sanguínea. Vale ressaltar que este resultado só apareceu depois de um ano do uso do medicamento. É preciso ter paciencia e perseverança no tratamento. Espero ter trazido novas informações sobre este tumor raro.

    ResponderExcluir
  30. Ola! Meu nome é Marli Gleize! Estou com um caroço um pouco a cima da minha cicatriz cesariana. Ainda nao fui ao medico por medo do que possa ser. Tenho 23 anos, e tive bebê há 3 anos e 4 meses, e esse caroço apareceu a mais ou menos 2 anos. Me ajuda! Sou HIV positiva e morro de medo que possa ser um cançer.

    ResponderExcluir
  31. Ola meu nome e claudison tenho 27 anos e a quase 2 anos atrás fiz o tratamento contra um tumor desmoid, o meu estava localizado entre a axila e o tórax estava mais ou menos com 12x8, fiz 5 seções de quimioterapia durante 5 meses, depois fiz a cirurgia de retirada do tumor que ja tinha reduzido e ne necrozado com a quimio, e um mês depois fiz 28 seções de rádio terapia para eliminar a chance de retorno dele, sigo com uma sequela no braço esquerdo, mas também não me empede de viver bem e com muita força apesar do estrago. Quem estiver passando por essa situação lembre-se que todo desafio te deixa mais forte se você ó encara com toda sua fé ou forca de vontade de vencer.

    ResponderExcluir
  32. Ola. Tenho 51 anos e fiz a cirurgia para retirada do tumor desmoide de minha mama direita no mês 07/2017. A cirurgia foi feita no hospital cruz azul, agora torcendo para que ele não volte mais.

    ResponderExcluir
  33. Ola me chamo Luciene tenho 35 anos em 2013 operei do intestino pq tinha polipose, fiz a cirurgia para uma prevenção de cancer de intestino e em abril de 2015 descobri que tinha tumores desmoide em maio de 2015 iniciei sessoes de quimioterapia fiz quimio ate outubro de 2015 depois comecei a tomar celecoxibe pq nao podia tomar o tamoxifeno pq ja tive trombose e embolia pulmonar qd eu operei. Mas desde q comecei a tomar o celecoxibe eu virava e mexia era internada com infecção no pâncreas e a 15 dias atrasfui internada novamente e descobriram q essa infecção estava sendo causada por esse medicamento ai suspenderam meu tratamento so que eu sinto muitas dores nos braços e pernas e no abdômen sinto um cansaço terrivel e muitas dores no corpo todo tomo tramal e as dores nao passam e não sei o q fazer meu oncologista pediu varios exames p ver o q esta acontecendo e p ver qual o tipo de tratamento q vou ter q voltar a fazer pq nao posso operar meus tumores sao no abdômen nos cortes da cirurgia do intestino e os médicos disseram q se caso eu operar q corre o risco de nascer mais tumores. Tudo q eu queria era nao sentir tantas dores.
    Hj em dia nao consigo nem limpar a minha casa direito de tanta dor, sinto dor em pentiar o cabelo vivo deitada pq o pouco q ando pela casa me sinto cansada nao consigo ficar muito tempo sentada pq minhas pernas e braços começam a formigar, minhas maos e braços incham vou ao medico e nada resolve nada tiram essas dores nao sei se tem a ver c os tumores mas fico desesperada e c medo do q possa ser a causa disso.

    ResponderExcluir
  34. Boa tatde! Tive um tumor desmoide na regiao abdominal, fiz a cirurgia onde foi necessaria a remocao de parte do musculo do lado direito, e necessitou a colocacao de uma especie de tela. Gostaria de saber, se futuramente ainda poderei ter filho e se sim, envolvem riscos? Meu medico nao explicou isso pra mim! Aguardo! Att

    ResponderExcluir
  35. http://www.accamargo.org.br/releases/evento-em-sp-discute-desafios-do-tratamento-do-tumor-desmoide--que-embora-benigno-e-agressivo-e-com-alto-potencial-de-recidiva/152/

    ResponderExcluir
  36. Boa noite, meu nome é Bruna e fui diagnosticada com um tumor desmoide na parede abdominal.dizem ter sido da gravides recente . após biopsia encontraram células cancerígenas.nenhum médico falou em tratamento o que está me deixando meia sem chão....
    Fui operada a 23 dias e nem uma consulta pós operatória tive...
    Confesso que estou com medo ainda por cima mãe solteira e com uma bebé de nem dois anos��

    ResponderExcluir
  37. Gente, estudem e pesquisem sobre o MMS. Vocês podem tomar por 21 dias para desintoxicar e quem sabe ajude a nunca mais voltar! No youtube tem vários videos explicando e livros publicados. A medicina tradicional vai contra, por ser algo natural e barato. Mas há relatos de cura. Eu tomo de forma preventiva. Fiquem com a graça de Deus.

    ResponderExcluir
  38. Bom dia meu nome é leonice no fim de fevereiro de 2018 observei dois absesso em minha panturrilhas e comecei a sentir muita dores nas pernas a princípio os médicos disseram que eram varizes depois passaram para cistos e depois de uma ultrassonografia foi constatado dois nodulos um em cada perna mais inconclusivo podendo ser fibromatose quando levei meu exame para o médico o mesmo me encaminhou.para vários médicos e por fim estou com uma consulta marcada para o cirurgião no dia 20 de agosto para esta fazendo uma ressonância e possivelmente uma cirurgia para realizar a biopsia e está aparecendo mais dois abisseso nas minhas pernas um pouco mais afastado dos nodulos estou com muito medo pois vi que os médicos que passei não tem noção desse tumor assim que eu passar no cirurgião volto para falar com vcs me desejem sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá Leonice,

      Sou atleta de Voleibol, hoje tenho 35 anos e ainda estou em tratamento para a retirada do 5°tumor desmoide na panturrilha.
      Desde de 2017 opero este tumor, tive uma pausa em 2021, devido às minhas competições com o vôlei, após minhas cirurgias sempre continuei jogando. O médico me recomendou, radioterapia e medicamentos. Fiz uma consulta com uma especialista em radioterapia, ela me aconselhou a não fazer a rádio devido ao eu ser atleta e futuramente vir à ter mais problemas, principalmente por ser uma área perto do joelho, então descartei fazer a rádio. A segunda opção seria tomar o remédio tamoxifeno, procurei outras opiniões sobre tomar esse medicamento, o doutor tinha dito que eu precisava engravidar antes pois poderia ter risco de não poder ter filhos, então, também descartei tomar.
      Hoje estou com o 5° nódulos na lateral do joelho, ainda no músculo da panturrilha, porém estou grávida e não operei mais desde 2021 quando fiz minha última cirurgia. Como estou grávida parei com as minhas consultas de 6 em 6 meses e aparentemente o tumor vem crescendo lentamente.

      Excluir
  39. Olá me chamo Alan Carlos Diniz a seis meses descobri uma massa em meu abdômen em exame s de rotina melhor primeira vez q fiz exames e nele já me pediram pra fazer todos os exames q existe passei por vários médicos gastro geral até q resolveram me mandar pro médico oncologista aí fiquei preocupa pois já sabia q eu tinha uma neoplasia me mandaram rapidamente de Azer o risco cirúrgico e marcaram a minha cirurgia pra doze de fevereiro pasmem o tumor tinha 35 centímetros pesava nove kilos e perdi 40 centímetros do intestino delgado e também o apêndice foi retirado a biópsia sais após a cirurgia deu ums neoplasia tumor desmoide fribomatose agora estou bem Deus me deu mais uma chance de viver

    ResponderExcluir